sábado, 9 de março de 2013

Crumble Pêras & Castanhas

Ora, hoje vou-vos contar uma história...
Andava à procura de uma receita com pêras porque tinha umas quantas já bastante maduras e a precisar que lhes desse destino. Eu com pêras sou muito esquisita e só as como bastante verdes - quase a partir os dentes é o ideal! Encontrei este crumble da Vaqueiro que me pôs logo água na boca e resolvi experimentar.  Esta é a história de Como Não fazer o Crumble de Pêras e Castanhas. E não a subestimem! Este tipo de hitória é, muitas vezes, mais proveitosa para quem lê do que as outras bem sucedidas e triunfantes.


Ingredientes:

250 g castanhas descascadas
6 pêras
50 g açúcar amarelo
3 colheres de sopa vinho do Porto
canela

100 g Vaqueiro
100 g farinha
100 g açúcar amarelo

As castanhas estavam descongeladas do dia anterior. Sentei-me a descascar e cortar pacatamente as pêras enquanto acabava de ver um episódio da minha série favorita do momento. Piquei as castanhas no processador de modo a obter um granulado grosseiro. Juntei às pêras em cubos e adicionei as 50 g de açúcar, o vinho do Porto, a canela e misturei. 
Sábado de manhã, níveis de preguiça  elevados, e a receita ordenava-me que esfarelasse à mão a Vaqueiro com a farinha e o açúcar. Sem paciência para isso, e com a ideia de já ter visto algures prepararem este granulado no processador, acomodei-me ao mais rápido e simples. Tudo para dentro da máquina e... Zzz! ERRADO! Fiquei uma areia fina como a da praia. Portanto o esfarelar manual parece-me um passo que não posso abreviar. 
Coloquei numa taça o preparado de frutas, cobri com a minha areia e deixei no forno a 220ºC cerca de meia hora. Era o que a receita dizia! Mas a minha mãe também costuma dizer "Quem está a cozinhar tem de estar na cozinha". Quando voltei para "checkar" o crumble, já ele tinha passado a sua fase dourada e iniciava a sua fase queimada!
Chegada a altura do tira-teimas, lá pus uma colher à boca para averiguar o sabor da coisa (que cheirava maravilhosamente!). Adorei o sabor das castanhas que eu nunca me tinha lembrado de pôr num crumble. A minha areia até ficou bastante saborosa e crocante! (Ando a ficar fascinada com o poder do sal nos doces - o sal da Vaqueiro, não adicionei mais; é impossível ficar indiferente!). Agora, a mistura de frutas estava doce demais para o meu gosto. Para a próxima roubo no açúcar e uso pêras menos maduras. 

2 comentários:

  1. Com histórias assim todos aprendemos, eu que ando para fazer um crumble de peras ia usar bem maduras...agora já não vou!
    Obrigada.
    Bjs

    http://tentacoesobreamesa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem me parecia que esta história ainda ia ter alguma utilidade!... Pois, a mistura de frutas ficou muito doce e as pêras até já estavam a esfarelar (quis fazer um aproveitamento) e por isso a textura não era a melhor. Acho que é bom sentir os pedacinhos da fruta. Boa sorte!

      Eliminar